O período de adaptação das crianças na escola é primordial para o bom desenvolvimento do trabalho no ano letivo e para a criação do vínculo entre criança x professor x ambiente. Por isso é muito importante planejar esta fase, para bem receber as crianças e proporcionar a elas momentos lúdicos e de prazer na escola.
Elaborei uma sequencia de adaptação para receber meu pequenos esse ano.
Objetivos:
·
Acolher
crianças e familiares, a fim de fazê-las sentirem-se seguras e confortáveis no
período de adaptação;
·
Conhecer
às necessidades e preferências do grupo e familiares;
·
Incentivar
a parceria entre família e escola;
·
Explorar
o espaço interno e externo do CEI;
·
Interagir
com o grupo e professoras, por meio da participação em brincadeiras e jogos.
Atividades
Propostas:
·
Passeio
pela creche;
·
Roda
de música;
·
Dança
com bexigas;
·
Brincadeiras
de roda;
·
Caixa
surpresa;
·
Teatro
de fantoches;
·
Percurso
com túnel;
·
Relaxamento;
·
Cineminha;
·
Brincadeiras
de faz-de-conta (casinha, fantasias, salão de beleza, instrumentos musicais,
etc.)
·
Brincadeiras
com bola (futebol, arremesso, boliche, basquete, etc.)
·
Pintura
com giz de cera, canetinha, lápis de cor, etc.
·
Ginástica,
·
História
da serpente;
·
Seu
mestre mandou;
·
Corre-cotia;
·
Imitar
os animais;
·
Manusear
livros e revistas;
·
Brincar
com lego;
·
Brincar
com massinha,
·
Piquenique;
·
Confecção
do jogo americano;
·
Cantos
Lúdicos;
·
Confecção
de Barangandam;
·
Confecção
de máscara, colares e pulseiras para o carnaval;
Recursos:
Bolas,
Lego, tinta guache, papel contact, cartolina, barbante, fita-crepe, papel
crepom, bexiga, aparelho de som, Cd’s de músicas infantis, DVD infantil,
aparelho de DVD, TV, pipoca, refrigerante, giz de lousa, giz de cera,
canetinha, lápis de cor, cola colorida, canudo, papelão, livros, revistas,
fantasias e brinquedos diversos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário