PERÍODO
ESTIMADO: 3
meses (uma vez por semana)
FAIXA
ETÁRIA: 3 a 4 anos (Mini Grupo II)
OBJETIVO GERAL
· Conhecer
a obra de Cândido Portinari e baseado nela, ampliar sua concepção de mundo,
comparando com sua própria realidade e interpretando-a livremente, explorando
recursos artísticos diversificados, desenvolvendo o gosto e respeito por sua
criação artística e do outro.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Ampliar o conhecimento de mundo que possuem, manipulando diferentes objetos e materiais;
- Interessar-se pelas próprias produções, pelas de outras crianças e pelas diversas obras artísticas;
- Produzir trabalhos de arte, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da modelagem, da colagem, da construção, desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação;
- Desenvolver o cuidado com os materiais e com os trabalhos e objetos produzidos individualmente ou em grupo.
CONTEÚDO
·
Artes
Visuais;
·
Linguagem
Oral e Escrita;
·
Movimento.
ETAPAS
1ª Etapa:
Apresentar o projeto para
o grupo e em roda de conversa contextualizar a vida e obra de Candido Portinari
2ª Etapa: Obra “Futebol,
1935”.
Ø Apreciação da obra (socialização);
Ø Desenho a partir da obra apresentada;
Ø Vivencia da obra através de
brincadeira;
Ø Releitura da obra de acordo com a
visão das crianças, utilizando massinha de modelar;
Ø Desenho coletivo.
3ª Etapa: Obra “Três
Marias, 1940”.
Ø Apreciação da obra (socialização);
Ø Desenho a partir da obra apresentada;
Ø Vivencia da obra através de
brincadeira;
Ø Releitura da obra de acordo com a
visão das crianças, utilizando colagem e barbante;
Ø Desenho coletivo.
4ª Etapa: Obra “Morro,
1933”.
Ø Apreciação da obra (socialização);
Ø Desenho a partir da obra apresentada;
Ø Representar a obra utilizando blocos
de montar (blocos de madeira);
Ø Releitura da obra de acordo com a
visão das crianças, utilizando colagem e barbante;
Ø Desenho coletivo.
5ª Etapa: Obra “Mulher e
Criança, 1936”.
Ø Apreciação da obra (socialização);
Ø Questionário com a família sobre o
cotidiano da criança;
Ø Releitura da obra de acordo com a
visão das crianças, utilizando argila;
Ø Desenho coletivo.
PRODUTO
FINAL
Exposição dos trabalhos
realizados pelas crianças.
AVALIAÇÃO
A
avaliação será ao longo do projeto, através de observação e registro através de
relatórios e fotos.
REFERENCIAS
BIBLIOGRÁFICAS
AZEVEDO,
Heloísa de Aquino. Coleção aprendendo
com Arte. 1ª ed. Vol.8 São Paulo: Educação e Companhia, 2007.
TRZMIELINA,
Nadine; BONITO, Ângelo. Crianças Famosas
– Portinari. 10ª ed. São Paulo Janeiro: Callis, 1997.
REFERENCIAL
CURRICULAR NACIONAL PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL, Ministério da
Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. — Brasília:
MEC/SEF, Vol. 3, 1998.
Nenhum comentário:
Postar um comentário